CRB Nacional expressa pesar pela morte de quatro religiosas na Tanzânia

  • 17/09/2025

Quatro religiosas da Congregação das Carmelitas Missionárias faleceram em acidente de carro na Tanzânia; CRB Nacional manifestou sua unidade e orações 

Da redação, com agências

Religiosas falecidas no acidente / Foto: montagem – Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) manifestou sua profunda comunhão e oração às Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus, enlutadas pela morte de quatro religiosas de sua congregação.

As religiosas faleceram em decorrência de um acidente de carro nesta segunda-feira, 15, perto da cidade de Mwanza, na Tanzânia. São elas: Irmã Lilian Gladson Kapongo, 55 anos, natural da Tanzânia, Superiora Geral, que por vários anos esteve em Santa Marinella, em Roma, a casa-mãe da congregação; Irmã Maria Nerina de Simone, 63 anos, conselheira e secretária-geral; Irmã Damaris Matheka, 51 anos, conselheira da província religiosa da África Oriental; e Irmã Stellamaris Muthini, 48 anos, ambas quenianas.

O motorista do veículo em que viajavam também morreu, enquanto uma última freira, Paulina Crisante Mipata, permanece hospitalizada em estado grave.

As freiras, tendo concluído sua missão na Tanzânia, seguiam para o Aeroporto de Mwanza (noroeste do país) para retornar à Itália. Durante a viagem, uma colisão com um veículo pesado teria sido fatal. Os relatos ainda são vagos, mas o Ministério das Relações Exteriores anunciou que a embaixada da Itália em Dar es Salaam está acompanhando o caso.

Pesar da CRB Nacional

A presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), Irmã Maria do Disterro Rocha Santos, expressou sua solidariedade e unidade “neste momento tão difícil” vivido pela congregação das carmelitas missionárias.

“Essas irmãs, que entregaram a vida à causa do Evangelho, partiram ao encontro do Senhor no coração da missão, testemunhando até o fim a radicalidade de sua congregação. Sua dedicação generosa à Igreja, aos mais pobres e à vida religiosa missionária é um legado que permanecerá vivo e fecundo”, destaca a nota.

A CRB Nacional afirma ainda estar profundamente unida a cada uma das religiosas da congregação, “rezando para que o Espírito Santo console a Congregação e fortaleça sua vocação de ser sinal de esperança em meio à dor”. E disse estar unida em oração à Irmã Paulina Crisante Mipata, pedindo sua recuperação e saúde.

A nota finaliza pedindo ao Senhor, Aquele “que chama e envia em missão”, que sustente as religiosas neste momento de luto e lhes conceda a certeza de que “ninguém vive para si mesmo, e ninguém morre para si mesmo. Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor” (Rm 14,7-8).

Pesar da província no Brasil

A província da Congregação, presente aqui no Brasil, expressou em suas redes sociais o pesar pelo acidente: “com o coração entristecido, mas cheio de esperança, confiamos nossas irmãs à infinita bondade e misericórdia de Deus, certos de que hoje participam da glória eterna, após o fiel cumprimento de sua missão terrena”.

A nota também pede orações pelo restabelecimento da saúde da irmã Paulina e motiva as religiosas a permanecerem firmes em sua missão. “Permaneçamos todas unidas neste momento de dor, mas também de fé, como uma só família carmelita missionária. Que o testemunho de nossas irmãs continue a iluminar o caminho de nossa missão: ‘Missionárias até a consumação dos séculos.'”, finaliza a nota publicada no Instagram oficial.

O post CRB Nacional expressa pesar pela morte de quatro religiosas na Tanzânia apareceu primeiro em Notícias.

FONTE: https://noticias.cancaonova.com/igreja/crb-nacional-expressa-pesar-pela-morte-de-quatro-religiosas-na-tanzania/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes